terça-feira, 7 de julho de 2015

Homenagem do Google para aniversário de 114 anos de Eiji Tsuburaya


Hoje no dia 07 de Julho de 2015, Eiji Tsuburaya, um dos verdadeiros mestres do cinema japonês, estaria fazendo 114 anos; ele que foi responsável pelos efeitos especiais da série de filmes do Godzilla, inclusive o encontro de King Kong vs Godzilla (1962), e foi principal autor da série Ultraman (o segundo super herói mais popular do Japão). Portanto, muita gente não sabe mas Eiji, foi uma das pessoas importantes e revolucionárias para que existisse séries e filmes como: Pacific Rim, Power Rangers, Changeman e muitos outros Tokusatsu que fizeram muito sucesso aqui no Brasil. E para comemorar esse aniversário, o Google botou em sua página inicial um Doodle em sua homenagem, veja abaixo um texto que o Google fez para ele:

114º aniversário de Eiji Tsuburaya

"As luzes se apagam. Câmeras começam a rolar. Uma equipe de filmagem e relógios em silêncio. De repente! Por trás um horizonte construído à mão, um animal imponente aparece! Agitação fora de uma camada de pó, o enorme monstro de espuma de borracha e se inclina para trás a solta para fora um rugido incrível (o efeito de som será adicionado mais tarde). Em seguida, pisando em direção à câmera, o gigante se aproxima, e mais perto, até que … ” Corta! “

Viu este filme antes? Este gênero de ação ao vivo, conhecido como “Tokusatsu” (特撮) em japonês, é inconfundível em seu estilo, e ainda evidente em muitos thrillers modernos à base de besta. No Doodle de hoje, nós projetamos um dos reis do Tokusatsu, Eiji Tsuburaya, o pioneiro que criou Ultraman, co-criado Godzilla, e trouxe Tokusatsu para o mainstream do cinema mundial. Doodler Jennifer Hom levou-nos através da inspiração por trás do Doodle interativo:

Quem foi Tsuburaya, e o que você desenhou para criar esta homenagem a ele?
“O diretor Eiji Tsuburaya é mais conhecido por personagens famosos que ele trouxe para a vida, como Ultraman. Depois de muitos anos no “negócio monstro”, ele montou seu próprio estúdio de efeitos práticos, Tsuburaya Productions , que nós tivemos sorte suficiente para visitar para este projeto! Tendo crescido como um fã de filme, eu sempre tive um profundo amor por Tokusatsu, então eu estava ansioso para encontrar uma maneira de chamar a atenção para a arte de Tsuburaya. É fascinante para mim como de longa duração os resultados de seu trabalho tem sido – é fácil ver os restos do estilo em Tokusatsu de Benicio Del Toro Pacific Rim , Evangelion , e até mesmo os Power Rangers “.

“Eu estava decidido a fazer um Doodle que poderia mostrar como é divertido, rápido e totalmente caótica do processo de filmagem Tokusatsu pode ser. Este guiado um dos muitos, muitos rodadas do brainstorming."

“Enquanto vários de ideias giravam em torno de um formato de jogo, eu pensei que seria mais interessante e envolvente para recriar a experiência de cinema a partir do zero – o que melhor maneira de obter uma apreciação para os desafios criativos Tsuburaya o diretor teve de enfrentar."