segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Morre Wes Craven, criador de A Hora do Pesadelo

Uma grande perda para o cinema aconteceu nesse domingo (30), Wes Craven, uma das maiores lendas do terror, responsável por criar os filmes A Hora do Pesadelo e Pânico, morreu de câncer no cérebro, de acordo com o site Hollywood Reporter.

Graças a esse mestre, que muitas crianças da década de 80 tiveram vários "pesadelos" com o icônico vilão Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on the Elm Street), mesmo esse sendo sua maior marca no cinema, ele começou a sua carreira oficialmente como diretor em Aniversário Macabro/A Última Casa à Esquerda (The Last House on the Left) em 1972, mas um fato que muitos não sabem é que Craven tinha produzido anteriormente um filme pornô chamado Together junto com o diretor Sean S. Cunningham (criador de Sexta-feira 13) que mais tarde foi o produtor de Aniversário Macabro. Em seguida de The Last House on the Left em 1977, Craven lançou outro clássico sendo também considerado um dos melhores filmes de terror da década de 70, The Hills Have Eyes (Quadrilha dos Sádicos), filme o qual a geração mais jovem se lembre com o remake lançado em 2007, Viagem Maldita.

Infelizmente, a carreira de Craven após A Hora do Pesadelo, não foi um mar de glórias, tendo lançado vários filmes ruins ou medianos, até em 1994 ele retornar para dirigir/roteirizar sua criação, lançando O Novo Pesadelo de Freddy Krueger (New Nightmare), conseguindo recuperar uma essência aterrorizadora para imagem de Krueger novamente, algo que a série já havia perdido e só exploravam o lado cômico, mas que para fracasso do filme, o gênero de terror Slasher estava em baixa e com isso, a bilheteria do filme foi a mais baixa de todas as sequências. Mas a volta por cima na carreira e do gênero slasher estava por vir, em 1996, Craven dirige/roteiriza a aclamada saga Pânico (Scream), conseguindo trazer o extinto slasher para o público adolescente da década de 90, se tornando um fenômeno nos cinemas mundiais e sendo um dos filmes com maior arrecadação de bilheterias de sua carreira.

Seu último trabalho como diretor foi em Pânico 4 (2011), mas também foi creditado como produtor executivo na série Pânico (2015), mas o mesmo disse numa de suas entrevista que se sentia prestigiado por estar sendo creditado, mesmo ele não contribuindo numa porcentagem tão grande da série; mas que também não gostava da ideia da emblemática máscara de "pânico" ter sido modificada.

Fiquei muito triste ao ver a notícia de seu falecimento, com certeza Freddy Krueger foi um personagem marcante na vida de várias pessoas, assim como foi na minha. 
Rest in Peace, Wes Caven.