quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Exposição EDMUNDO & EDNO RODRIGUES - Family Geek Brasil 2ª edição.

Em nossa segunda edição teremos uma pequena exposição com os trabalhos dos irmãos Edno e Edmundo Rodrigues, 2 grandes artistas dos quadrinhos nacionais.


Conheça um pouco mais sobre os irmãos, iniciando pelo mestre Edmundo:


Nasceu no Estado do Pará, onde permaneceu até os cinco anos de idade, quando foi para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Cursou vários cursos de artes, até o conceituado curso de Comics da Escola Continental de Hollywood. No Rio de Janeiro, estudou no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.
Em 1967, mudou-se para São Paulo e vai morar na Aclimação, trabalhando para várias editoras da cidade.
O artista morou na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Leme.


A partir de 1959 ficou conhecido no país ao desenhar Jerônimo, o Herói do Sertão, personagem principal de uma radionovela popular, depois adaptada como telenovela. Também desenhou O Falcão Negro, herói de um programa de televisão. Trabalhou na revista Calafrio, escrevendo e desenhando histórias de terror. Sua criação feminina mais famosa e conceituada é Irina, a Bruxa. Clássico dos quadrinhos de terror brasileiros, Irina foi publicada originalmente em 1967 pela editora Taíka. Nos anos 80 a editora Bloch publicou Irina em cores. Edmundo foi editor de quadrinhos na Bloch[1] .
Edmundo, faleceu no dia 10 de Setembro de 2012, e a causa morte não foi divulgada.

Parcerias:
Maja, A Mulher Vampiro é um clássico do Terror, criada pela roteirista de quadrinhos Ágata Desmond em parceria com o grande ilustrador Mestre Edmundo Rodrigues. Conta a história de uma dançarina de Cabaré onde através da sua dança sexual ela envolvia seus admiradores com sua beleza e seus encantamentos. Depois de encanta-los leva-os a morte, sugando todo seu sangue . Essa revista foi produzida no tempo da Editora O Livreiro,foram somente 2 dois números. Maja,A Mulher Vampira, e O Fim da Mulher Vampira.

Sobre Edno Rodrigues:

A parceria com o irmão Edmundo em em 1954 inventando e rabiscando em papel brinquedos para montar que depois Edmundo levav para serem publicados junto com outros trabalhos na revista "O Tico-Tico", em 1957 desenhou em parceria com o irmão nas histórias do herói do Sertão: Jerônimo e Moisés Weltman, João Pará em 1966.
Trabalhou na RGE, na editora RIO GRÁFICA, editora BLOCH, editora GARIMAR entre outras no decorrer dos anos...
Fã de Gil Kane e Joe Kubert, deixou os quadrinhos por um período para se dedicar a vida militar na Marinha, mas em 1968 participou da edição RAIO NEGRO nº13.