domingo, 1 de novembro de 2015

Resenha O ILUMINADO - Stephen King



Escrever sobre a obra O ILUMINADO me transcende a infância e você pode estar se perguntando do porque. Desde muito nova lia e assistia a muitos filmes de terror, sendo em sua maioria gêneros de terror psicológico; construímos uma preferência com passar dos anos e hoje aos meus vinte e seis anos de idade continuo sendo apaixonada por todo esse horror, influenciado indiscutivelmente pelo gênio escritor Stephen King, que será sempre ligado ao pai do sombrio, entretanto não podemos limita-lo, pois o romance, suspense e o drama também fazem parte de todas as suas obras.

Stephen King nasceu em 21 de setembro 1947, Portland; os seus livros já venderam mais de 350 milhões de cópias, publicadas em mais  de 40 países. Sendo a sua obra de maior destaque O ILUMINADO, fortemente influenciado por um dos momento mais difíceis de sua vida. Um câncer de útero levou a vida de sua mãe; King admitiu que na época se envolvera com álcool e que virou alcoólatra por mais de uma década, sendo esse o ponto de ligação para a criação do personagem principal Jack Torrance do livro, contudo no ano de 1980 a sua família o ajudou a sair dessa situação e se mantendo sóbrio desde então.

O ILUMINADO é profundo, precisa ser lido com todo o sentimento possível, quase sentir a sua angustia e o desespero de todos os personagens, por mais que seja um livro de terror psicológico não precisa se sentir acuado ao ter em mãos uma obra tão preciosa com essa. A história te prepara lentamente para o que estar por vir, King não joga na sua cara todas as informações de uma única vez. Ele te força a se importar pela vida de cada personagem, cada um tem uma importância no enredo do livro, cada personagem precisa ter uma atenção especial, porque todos apresentam pontos positivos e negativos quando o mérito é o passado. Todos nós portamos um passado sombrio e saber como administrar os nossos problemas, será o maior obstáculo. O próprio título já retrata o maior enigma, todos nós somos iluminados, porem cada iluminado tem os seus níveis de poder.

A família Torrance esta passando por uma situação muito complicada de quase miséria e sem muitas opções de mudança, os forçam a aceitar um emprego que aparentemente parece ser o mais fácil do mundo, administrar o Hotel Overlook, sendo o zelador por alguns meses durante o período de inverno com o local completamente vazio de hospedes. Jack Torrance é escritor e percebeu o quão perfeito seria esse período para terminar o seu livro e ter mais contado com a sua esposa e filho. Jack foi um alcoólatra violento e até chegou a machucar o braço do filho em um momento de fúria mediado pelo álcool. A sua esposa Wendy várias vezes pensou em terminar com o marido, estava chegando a um ponto de não acreditar nas promessas de Jack, porem a proposta de zelador do Hotel Overlook acabou sendo uma última chance de manter o seu casamento ainda vivo. Danny é um filho muito especial, porta uma capacidade de percepção extrassensorial que poderia ajudar os seus pais de um momento aterrorizante. Em um dos passeios de Danny pelos corredores do Hotel Overlook, acaba tendo uma premonição apavorante dos seus pais no Hotel.

Daqui por diante você precisa ler essa magnífica obra e levar todos os seus mistérios consigo.

Obrigada pela atenção e uma ótima tarde!

_ Priscila Gomes
Twitter: @ostaraster
Instagram: @ostaraster
FanPage: nomeiodaterra