sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Mark Zuckerberg e Bill Gates se unem para obter uma energia limpa


Uma das parcerias provavelmente mais "poderosas" foi formada no dia 29/11/15, o CEO do Facebook (Mark Zuckerberg) e o poderoso-chefão fundador da Microsoft (Bill Gates), estão se unindo para criar o projeto denominado Breakthrough Energy Coalition (Coalizão de Energia Breakthrough), que visa encontrar novas maneiras de atender a alta demanda por energia no mundo, mas sem aumentar a pressão sobre o meio ambiente. Para que isso seja possível, obviamente, será preciso de um grande investimento financeiro em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologia, e aí que entra Zuckerberg e o Mr.Gates, e eles não estarão sozinhos nessa, outros membros de alto perfil da comunidade de tecnologia também estão juntos nessa, como Jeff Bezos Chefe Executivo da Amazon, Richard Branson fundador da Virgin, Reid Hoffman fundador do LinkedIn e o presidente executivo do Alibaba Jack Ma.

Ainda no dia 29/11, Zuckerberg revelou em sua página do facebook, que a iniciativa terá foco em buscar investimentos no setor privado pela causa e teve seu anúncio feito logo antes do início da Conferência do Clima da ONU, que acontece em Paris com a presença dos lideres mundiais (inclusive a nossa presidente, Dilma Rousseff).

“Resolver o problema de energia limpa é uma parte essencial da construção de um mundo melhor. Não conseguiremos fazer progressos significativos em outras áreas desafiadores – como educar ou conectar o mundo – sem assegurar energia e um clima estável” - afirmou Zuckerberg em sua página no Facebook.


O Breakthrough será integrado a Missão de Inovação, um projeto de aceleração de energia limpa apoiada por vários governos, incluindo os Estados Unidos e Reino Unido.

É ótimo ver tantos líderes do governo e investidores fazendo estes compromissos e que mostram como os setores público e privado podem se unir para trabalhar em grandes problemas. Estou otimista de que podemos inventar as ferramentas que precisamos para gerar energia limpa a preços acessíveis, de confiança que vai ajudar os mais pobres a melhorar suas vidas e também parar a mudança climática.” - disse Bill Gates no seu blog.

OFF-TOPIC: Aproveitando esse tema de energia limpa, levanto uma pequena questão no nosso Brasil: "Por que estamos tão atrasados na implantação das placas solares no nosso país, e por que é tão cara comprar uma para implementar em hospitais, escolas e em empresas?!