domingo, 7 de fevereiro de 2016

BLANKA DOSSIÊ - PARTE 1: QUAL O NOME REAL DE BLANKA? E O QUE SIGNIFICA?

Preparados para um dossiê completo (dividido em várias partes) a respeito do personagem brasileiro fictício mais famoso da cultura pop mundial?



Vamos responder várias perguntas, explicar muita coisa e lhe empanturrar com curiosidades. Se você é um daqueles que NÃO acha que o Blanka é brasileiro ou que ele é um ''herói ruim que não tem nada de Brasil'', se prepare para curar de sua ignorância, promovida por centenas de sites incompetentes! ;)



Está achando que Blanka é um personagem ''raso'', criado de qualquer jeito e que não tem nada de brasileiro nele?! ''Senta lá, Claudia!'' , pois estamos próximos da data de aniversário do personagem (dentro da cronologia de Street Fighter) e quem vai ganhar uma série de matérias especiais é você!




PARTE 1:


DOSSIÊ BLANKA: PERFIL - DADOS BÁSICOS: NOME!!!

-Nome\Codinome: BLANKA.  - Pronunciado como ”Buranka” no Japão.




-Nome real: Inconclusivo. Seu primeiro nome é James (Jimmy) ou Jaime. Não se tem confirmação de que ”Blanka” possa ser seu sobrenome, muito embora ele tenha ADOTADO a alcunha de ”Jimmy Blanka” OFICIALMENTE na cronologia, após os eventos de ”Street Fighter 2”. Logo, até que se prove o contrário, o cânone tem como certo que seu nome é Jimmy Blanka em definitivo.

CURIOSIDADE: A inspiração para que Blanka\Buranka fosse chamado assim pelos conceitualistas da Capcom está fortemente ligados aos seguintes elementos...

1-Originalmente seu nome ''Branco\Branco'' se refletiria ao fato de sua pele ter sido ALBINA por um tempo. E que índios, da fronteira , que só falavam em espanhol, chamavam ele de ''espírito-da-piele-Blanca'', achando que fosse uma criatura sobrenatural. Não se sabe se ele era albino ANTES da metamorfose ou por causa dela e, anos depois, se tornou uma criatura esmeralda.




Isso se sustenta como uma possível referência ao personagem ''Tarzan'', cujo nome\codinome significa ''macaco branco'' em suas histórias, após ser adotado por um grupo de macacos inteligentes. Os nativos africanos temiam Tarzan, achando que se tratava de um espírito vingativo da floresta (tal qual ocorria na história do Blanka, em relação aos indígenas e caçadores nas selvas brasileiras).




OBS: Falaremos mais a respeito da relação entre Blanka, Tarzan, Mogli e Kamen Rider Amazon em outras partes da matéria. Pois todos eles são heróis do estilo ''Tarzanescos'': Orfãos perdidos na selva e criados por tribos nativas e\ou animais.

2-Existe a hipótese que ele perdeu sua memória no acidente e que só se lembrava de seu sobrenome: ''Blanka'' e também só sabia falar isso para quem encontrava na mata, em uma vã tentativa de se comunicar e ''ser salvo''.

3-A hipótese do nome ''Blanka'' ter sido criado por sua mãe adotiva: uma onça (jaguar). Ou seja, de que seu codinome, como o de Tarzan dos Macacos, ou Mogli, ter lhe sido dado por animais e que teria significado em sua própria 'língua''. ''BLAAANNNKAA'' seria um rugido cujo significado só existe entre os jaguares que o criaram.



Como essa terceira hipótese foi apresentada no RPG oficial de Street Fighter lançado nos anos 90 pela White Wolf, não se sabe ao certo o quanto está relacionada ao cânone da Capcom.

4-MUITOS personagens na cultura pop influenciaram na escolha do nome de Blanka: OUTROS já usavam o nome ''Blanka\Blanko\Buranka'' antes do mutante brasileiro... vamos seguir as pistas.




a) ”Blanka, o Cão Branco” (Buranka) : Criação de Jiro Taniguchi, se trata da história de um cão branco adotado por um casal de canadenses. Aparentemente um cão comum (que é batizado de ”Branco\Blanko\Blanka\Buranka” dependendo da tradução) esse animal, na verdade, foi modificado geneticamente para ser usado como arma-viva de caça pela fictícia republica ”R”. E esse segredo irá levar a criatura as mais diversas aventuras e desventuras para salvar sua própria vida e de seus amigos.




A trama foi lançada entre 1984\85 e ganhou uma continuação (”Blanka – O Cão de Deus”) anos depois, com o filhote o Blanka original. Fez grande sucesso em vários países da Europa, ganhando até uma série animada. Mas, é relativamente desconhecida no Brasil, assim como vários outros trabalhos de Taniguchi. Para minha infelicidade.




Como a ideia original era dizer que Blanka foi criado por lobos na Amazônia (ideia sendo modificada depois: lobos deram lugar para onças), não duvido nada que Blanka (o cão-lobo) tenha sido influência.

CURIOSIDADE: O cão Blanca\Buranka\Blanco foi homenageado com a criação de um cão místico de mesmo nome na franquia ”Shadow Hearts”: Blanca the Whirlwind. No jogo, apesar de ter magias e ser inteligente, somente as personagens Yuri e Jeanne entendem sua língua e podem fazer o processo de tradução, para os outros heróis. O que gera situações engraçadas como os rugidos de Blanka que só Dan e, as vezes, Sakura entendem.










b) O OUTRO personagem que serviu de base para o nome foi o nosso jogador de futebol BRANCO!!! Que foi chamado de ''Buranko'' entre os japoneses e até é personagem de ''Super Star Soccer'' da Konami, para o SNES. ;)

Não. Você NÃO leu errado e nem fiquei doido.

O futebol (ou ”soccer”) é considerado parte fortíssima da nossa cultura e o maior ”produto de exportação de nosso país”. Se formos pensar dessa forma, nada mais justo que os designers da Capcom tenham se inspirado no nome de um futebolista brasileiro famoso e carismático na década de 80 e 90: Branco! E adivinha como é que pronunciam o nome dele lá no Japão? Pois é… ”Buranco”! (ou ''Beranco''). Ele chegou a ter uma versão ”não oficial” no game da Konami ”Internacional Super Star Soccer”. Atendendo por esse nome ”ajaponesado” e tudo mais.




Não fiquem achando tão estranho isso. Era comum, nas décadas de 70, 80 e 90 os conceitualistas se inspirarem em nomes bem mundanos para batizar seus personagens. E como o futebol se tornou uma paixão dos japoneses, graças aos ex-jogadores (como Zico) que fizeram fama por lá ou se tornaram treinadores, nada mais compreensível. Afinal, quem não conhece a história do conceito de criação da personagem Samus Aran da Nintendo? Ela foi inspirada em Pelé (Arantes do Nascimento) e até vira uma ''bola''.




Voltaremos a tocar nesse assunto envolvendo Blanka e o futebol, quando formos comentar a respeito do Rolling Attack\Bala de Canhão do Blanka na parte sobre golpes e poderes! Afinal, nunca acharam proposital um personagem brasileiro virar UMA BOLA e ter um golpe especial (em ''Street Fighter Alpha\Zero 3'') que derruba melancias na tela e pode até CHUTÁ-LAS como se fossem bolas?





c) KIMBA\LEO, o imperador da Selva: O Leão Branco de Osamu Tezuka pode ter sido outra inspiração (in)direta. O personagem tem VÁRIOS elementos em comum com Blanka e outros personagens que citei acima. Órfão, vítima de uma tragédia e recebido (e criado) por uma espécie que NÃO é a sua. Mas, por obra do Destino, se torna um campeão que faz toda a diferença. Como irei comentar em outra parte da matéria, o conceito original apresentava Blanka como ”Anabebe” , um africano criado entre os leões, como um tipo de Tarzan. Ter a cor albina\branca pode ser outra pista para o nome ”blanca\branca” ter sido citada.


d) Dois personagens monstros da Marvel também podem ter influenciado tanto o visual quanto o NOME de Blanka:




-WENDIGO, o monstro demoníaco de grossos pelos e juba BRANCOS que é capaz de encarnar em todo aquele que comete atos de canibalismo em território canadense.




-GIBÃO: Mutante que possui características e habilidades simiescas. O interessante é que seu nome adotivo é ''Martin Blank''. SIM, ''Martin BLANK''! 




O personagem era um orfão, abandonado pelos pais por ter nascido com feições de macaco. Como NÃO possuía registros de seu passado o orfanato lhe deu o sobrenome ”Blank” , por sua origem estar ”em um espaço vazio e branco”.






e) KIKO: Poucas pessoas lembram que, a continuação oficial do filme original de ''King Kong'', nos anos 30\40, mostrava o FILHO do gorila kaijuu. Um filhote ALBINO chamado de ''KIKO'', um apelido criado unindo somente as primeiras sílabas do nome ''KIng'' e ''KOng''!




f) Temos também os macacos albinos das histórias de ''John Carter de Marte''!




OBS: Pelo amor de Deus... vocês NÃO vão olhar essa referência da imagem acima e me dizer nos comentários que John Carter é de 2012 ou coisa do tipo! O filme é de 2012, mas o personagem é de 1912, tem mais de 100 anos portanto, foi criado pelo mesmo autor de Tarzan e seu livro serviu de base para a criação de personagens como Superman (o primeiro super-herói); He-man; e até o filme ''Avatar'' de James Cameron!


5-Oficialmente, enquanto criavam o personagem, ele foi batizado de ''Branco'' ou ''Branca'', como a pronuncia original japonesa demonstra. Mas, os funcionários da Capcom dos EUA teriam levado ao pé da letra que os nipônicos trocam o ''R'' pelo ''L'' e modificaram o nome do personagem para ''Blanka''... dando a impressão de ser um nome de origem hispânica. Depois de perceberem o erro e de serem ''acusados de não terem pesquisado qual o idioma de nosso país'', a Capcom liberou a hipótese de que a ideia sempre foi realçar o fato de que Blanka já TEVE a pele albina e isso se destaca na selva, no início.



PERGUNTA QUE TODO MUNDO FAZ: ''MAS, O NOME DELE NÃO É CARLOS BLANKA?''.

RESPOSTA: Por ter sido definido que sua data de nascimento é a mesma de Charles Darwin (criador da Teoria da Evolução) logo se intensificou a especulação\boato equivocado que seu nome real seria ”Charlie Blanka”, como forma de homenagear o famoso cientista. 




Mas, o nome verdadeiro do personagem é Jimmy (''Jaime'' ou ''James'') Blanka e nunca foi confirmado pela Capcom que seu nome seria ''Charles Jaime Blanka'' ou algo do tipo. Essa confusão nasceu no momento em que a Capcom dos EUA cometeu a besteira de supor que Charlie (Nash), amigo de Guile, seria um militar brasileiro de sobrenome Blanka que foi transformado pela Shadaloo. Sendo que isso é contraditório, pois Blanka se perdeu na selva aos 9\10 anos de idade e NÃO na idade de um adulto. Ou seja, NÃO caiam nessa besteira. ;)




Pois é... como podem ver, o nome ''Blanka tem uma origem bem mais complexa do que muitos imaginavam.

Continua na próxima postagem: onde iremos mostrar, por A+B que o Blanka é brasileiro MESMO!  E não deixe de ler os detalhes desta matéria, ao acessar cada uma das fotos, individualmente!

Descubra tudo a respeito do personagem brasileiro mais famoso na cultura pop mundial e o primeiro dos video games a representar o Brasil: Acompanhe estas mega-matérias do nosso ''Blanka Dossiê''...

Parte 1: Perfil completo do Blanka. Seus dados, resumo de sua história, seus golpes e a explicação de seus super-poderes e habilidades de luta.

http://www.apertastart.com.br/2015/09/23/blanka-dossie-completo-do-personagem-parte-1/

Parte 2: Conceito de Criação do Personagem. Como Blanka foi criado, o porquê dele ser brasileiro, elétrico, mutante, simiesco e verde. O passo a passo da Capcom quando criou o personagem, desde a prancheta.

http://www.apertastart.com.br/2015/10/04/blanka-dossie-parte-2-origem-e-conceito-de-criacao-do-personagem/

E não deixem de curtir e compartilhar Blanka Brasil - Casa Blanka, sempre com matérias rápidas cheias de informações sobre o personagem título, como também do universo de ''Street Fighter\Capcom'' e de todo e qualquer herói e vilão brasileiros (criados por gringos) espalhados pela cultura pop!

Aproveitando: convido a visitar nossas páginas-irmãs Toca do Jaguar HX; Aquaman Responde; e Aperta Start - Jornalismo Gamer.