sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BLANKA DOSSIÊ - PARTE 2: BLANKA E CHARLES DARWIN! MUTAÇÃO VIRAL! E UMBRELLA?!




BLANKA, SENHOR DO RAIO E DA SELVA FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE FEVEREIRO JUNTAMENTE COM CHARLES DARWIN! VENHA CONHECER ESTES E OUTROS SEGREDOS A RESPEITO DO MUTANTE CAPOEIRISTA SELVAGEM E SUA METAMORFOSE!







Antes de mais nada, queria dedicar essa matéria para algumas pessoas:
Homenageio meus amigos Davi Serra, Wilderson Azevedo e Lucas Cavalcante, que fazem aniversário no mesmo dia que o Blanka: 12 de fevereiro! ;)



Blanka era apenas um garoto por volta de uns 9 ou 10 anos quando caiu na Selva Amazônica, sobrevivendo ao acidente aéreo que matou seu pai. Logo foi adotado pelos animais do local, em especial, jaguares (onças) e até lobos guará, que o protegiam. Refazendo as lendas de crianças que foram adotados por feras, como Romulo e Remo ou os personagens Tarzan e Mogli.



O organismo de BLANKA foi modificado, ao longo os anos, para se adaptar a todo e qualquer perigo na Selva. Se acredita que o principal motivo não tenha sido apenas a rotina de repetição e costumes que foi obrigado a aprender para sobreviver na mata: que teria sido um VÍRUS raro, responsável por COPIAR e LEVAR parte do DNA do hospedeiro anterior para um NOVO, injetando nele essa carga genética. Daí, o novo hospedeiro sofre uma metamorfose, com a fusão de seu DNA com o de outros animais, graças a esse vírus. Uma pessoa infectada por esse micróbio, que SOBREVIVE, é chamado de Híbrido Animal no universo Capcom. Mas, no Universo Marvel, temos como exemplo o Homem-Aranha, que também teve seu DNA mutado após uma ARANHA radiativa (ou ''geneticamente modificada'', dependendo da versão) tê-lo picado e transmitido parte de sua carga genética. Nisso, os novos genes se fundiram a hélice dupla do DNA de Peter Parker.



O vírus que contaminou Blanka e o transformou em um mutante Híbrido Animal lhe conferiu parte do DNA de vários hospedeiros anteriores que são parte da fauna da Amazônia: enguia (o que lhe deu o poder da eletricidade muscular); tatu (o que lhe conferiu a habilidade de poder se contorcer, se compactar e se tornar uma esfera); macacos-aranha (habilidade de escalar e sua agilidade); jaguar (suas presas, agilidade felina e extrema ferocidade); tamanduá (suas garras e seu abraço mortal).

OBS: Muitos consideram isso uma etapa da evolução, pois, apesar da ficção científica brincar com esse conceito faz tempo, o Projeto Genoma já PROVOU que os vírus, o tempo inteiro, levaram genes de várias espécies animais para OUTRAS espécies, que não tinham qualquer relação de descendência: Como bovinos (e outros mamíferos) apresentarem genes de répteis, como serpentes, em seu DNA. Ou seja, a Evolução tanto ocorre através ''em linha reta'' (através da hereditariedade) quanto ''lateralmente'' (através de distribuição de genes de espécies sem relação). O ser vivo qe foi modificado por esse vírus acaba por mandar seu DNA para seus descendentes. Claro que, no mundo real, essas modificações não são percebidas através do fenótipo e levam GERAÇÕES (e não dias, semanas ou apenas alguns anos, como na ficção).

Uma outra teoria é que esse mesmo vírus fez uma metamorfose em Blanka que DESPERTOU um lado adormecido da raça humana, de uma época em que os homens primitivos tinham, entre eles, uma espécie de ''super-heróis'' ou ''super-humanos'', adorados como deuses-vivos ou avatares que os protegiam de monstros e outras feras. Como o mitológico homem animalesco Enkidu, aliado do herói Gilgamesh. Ou seja, Blanka seria uma ''INvolução'', com o objetivo de trazer de volta uma espécie de ser humano muito mais forte do que a raça atual de homo sapiens.

Ao pensarem em tudo isso, ficou evidente que o personagem brasileiro de ''Street Fighter 2'' deveria ter como data de nascimento a MESMA de Darwin, o criador da Teoria da Evolução, onde o ''mais forte e mais adaptado ao ambiente terá mais chance de sobreviver e passar adiante seus genes para os descendentes''. E como Darwin viajou ao mundo, percebendo e colhendo pistas que iriam fortificar sua Teoria, um dos cantos visitados foi o Brasil, onde se encantou com as informações a respeito de sua fauna e flora. Foi na América do Sul (e principalmente Galápagos) que o futuro cientista (que modificaria a ciência e o mundo) definiu sua Teoria da Evolução!


OBS: Essa caricatura, de 1871, demonstra como muita gente NUNCA entendeu realmente o que Darwin disse em sua teoria: já vi professores dizerem, em sala de aula, que Darwin afirmou que ''o homem veio do macaco''. Quando isso é um conceito completamente equivocado!

Charles Darwin NÃO disse isso. Ele afirmou que tanto o homem quanto os outros primatas\macacos, são descendentes do MESMO ser vivo, que foi extinto a milhões de anos e ainda não foram encontrados seus ossos. A esse antepassado, cuja natureza não sabemos, foi chamado de ''Elo Perdido'' entre os humanos e os macacos.


Se os humanos tivessem evoluído direto dos macacos, NÃO existiriam mais macacos: eles teriam sido extintos para dar lugar a NÓS. Entendam isso, suas ANTAS mal evoluídas que ousam se chamarem de professores.




''BLANKA NÃO É CHARLIE NASH!!!''

 Por ter sido definido que sua data de nascimento é a mesma de Charles Darwin (criador da Teoria da Evolução) logo se intensificou a especulação\boato equivocado que seu nome real seria ”Charlie Blanka”, como forma de homenagear o famoso cientista. Mas, o nome verdadeiro do personagem é ''JIMMY (''Jaime'' ou ''James'') BLANKA'' e nunca foi confirmado pela Capcom que seu nome seria ''Charles Jaime Blanka'' ou algo do tipo. Essa confusão nasceu no momento em que a Capcom dos EUA cometeu a besteira de supor que Charlie (Nash), amigo de Guile, seria um militar brasileiro de sobrenome Blanka que foi transformado pela Shadaloo. Sendo que isso é contraditório, pois Blanka se perdeu na selva aos 9\10 anos de idade e NÃO na idade de um adulto.




BLANKA E A UMBRELLA!!!

Como já falamos anteriormente, nada na criação de um personagem é feito de forma aleatória. Até mesmo o tipo sanguíneo de Blanka tem um sentido: É tipo B. Esse ''B'' tanto significa ''Blanka'' (ou ''Buranka'', como os japoneses pronunciam)  quanto ''Brazil''; ''Brazilian''; ''Beast-man'' (Homem-fera); ''Bakemono'' (termo japonês para ''monstro''); e até ''Biohazard''.



Ainda que não confirmado pela Capcom, faz anos que corre a seguinte teoria: Blanka, ao ser capturado pela Shadaloo (onde foi torturado por Cammy, quando ainda era uma ''doll'' e atendia pelo codinome de ''Killer Bee''), teria servido de cobaia em um projeto paralelo da organização maligna, através do braço científico ''oficial''  da mesma... ou seja, A UMBRELLA CORPS!



Depois de detectarem  o vírus que causa as mutações de ''Híbridos Animais'' em Blanka, esse mesmo micro-organismo foi batizado de ''B-VIRUS''. Um antecessor ao ''T-Virus'' ! Mas, Blanka conseguiu escapar e NUNCA reproduziram os efeitos de sua mutações em outras pessoas. Frustrando a ideia de criar super soldados animalescos que conseguem controlar seu lado feral, como Jimmy faz. O mais próximo que conseguiram foi utilizado na criação dos Tyrants e Hunter-Frogs.

Logo em seguida, tentaram repetir o processo usando uma variação  mais agressiva (possivelmente africana e não brasileira) do vírus B: o famigerado T-Virus, que cria mutantes deformados e loucos!



Ou seja, se for confirmado, o Blanka é objeto central de 80% dos fatos que levaram a existência da franquia BIOHAZARD\RESIDENT EVIL !!!

Descubra tudo a respeito do personagem brasileiro mais famoso na cultura pop mundial e o primeiro dos video games a representar o Brasil: Acompanhe estas mega-matérias do nosso ''Blanka Dossiê''...

Parte 1: Perfil completo do Blanka. Seus dados, resumo de sua história, seus golpes e a explicação de seus super-poderes e habilidades de luta.

http://www.apertastart.com.br/2015/09/23/blanka-dossie-completo-do-personagem-parte-1/

Parte 2: Conceito de Criação do Personagem. Como Blanka foi criado, o porquê dele ser brasileiro, elétrico, mutante, simiesco e verde. O passo a passo da Capcom quando criou o personagem, desde a prancheta.

http://www.apertastart.com.br/2015/10/04/blanka-dossie-parte-2-origem-e-conceito-de-criacao-do-personagem/

E não deixem de curtir e compartilhar Blanka Brasil - Casa Blanka, sempre com matérias rápidas cheias de informações sobre o personagem título, como também do universo de ''Street Fighter\Capcom'' e de todo e qualquer herói e vilão brasileiros (criados por gringos) espalhados pela cultura pop!

Aproveitando: convido a visitar nossas páginas-irmãs Toca do Jaguar HX; Aquaman Responde; e Aperta Start - Jornalismo Gamer.