quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Descender da Image Comics pode virar filme

Dois grandes nomes das HQs na atualidade, Jeff Lemire e Dustin Nguyen se juntaram para criar a HQ “Descender”, recém-lançada pela editora Image Comics. A obra é uma ficção científica espacial, mas que também irá se focar bastante no drama dos personagens.

Um jovem robô, batizado TIM-21, luta para sobreviver em um universo onde androides são ilegais, com caçadores de recompensa buscando-os em todo canto.

Com uma típica ficção científica ambientada no futuro, em que a exploração espacial é rotineira e androides altamente inteligentes (praticamente humanos) são uma realidade, Descender apresenta um mundo lindo, brilhante e cheio daquela clareza comum da ambiência futurística. Mas um tom soturno reverbera pelas apresentações objetivas (ainda que um pouco didáticas) desse universo.

Faz lembrar o filme de Steven Spielberg  A.I. – Inteligência Artificial (2001), ainda que se pareça mais ao rumo original do projeto, que fora concebido pro Stanley Kubrick, e com a promessa de continuidade à série, as possibilidades de explorar todas as nuances e sutilezas do tema.

A vida artificial inteligente, que em si própria parece um oximoro, levanta ainda muitas outras questões sobre a noção humana (e por que não de uma noção paradoxal sobre humana) quase divina de criar vida a partir de meros circuitos, placas e linhas de programação, como Deus fez a partir do barro.
E nas mãos do fantástico Jeff Lemire, com seu excelente histórico, a abordagem a essa condição humana ganha um tom mais intimista.

A história de “Descender” tem uma pegada bem interessante para fãs de sci-fi, e Jeff é um escritor bem conhecido por seus trabalhos em “Sweet Tooth” e “Homem-Animal”. A arte de Dustin também está muito interessante, conseguindo mostrar bem as expressões dos personagens conforme a história passa. Isso sem falar de suas lindas páginas aquareladas que lembram de outra grande obra: “Moonshadow”.

A Sony Pictures adquiriu os direitos de Descender, uma das novas séries anunciadas pela Image Comics para estrearem neste ano, em março.
 
O filme será produzido por Josh Bratman, em parceria com os criadores da HQ, Jeff Lemire e Dustin Nguyen.
 
Descender, por Jeff Lemire e Dustin Nguyen, nos apresenta um garoto-robô perdido no espaço que é praticamente a criatura mais procurada por todo o universo, uma vez que todos os robôs foram declarados ilegais e este específico pode ter em sua memória os segredos por trás do ataque de robôs que devastou a humanidade.