quarta-feira, 1 de março de 2017

Você conhece o PUNHO de FERRO?

Você conhece o personagem Punho de Ferro? Aquele que vai estrear nova série no Netflix dia 17 de março deste ano ( 2017 )... agora já sabe de quem estamos falando.

Criado na década de 70 ao lado de outro herói bem conhecido, o Mestre do Kung-Fu, Punho de Ferro foi uma tentativa de puxar um pouco do sucesso dos crescentes filmes de artes marciais. Nascido nas páginas de Marvel Premiere #15, Punho de Ferro era uma criação de Gil Kane e Roy Thomas. Entretanto, a ideia, como revelado futuramente, veio de Bill Everett. Suas histórias foram publicadas no Brasil pela Editora Abril, na revista "Heróis da TV" na década de 1980.

ORIGEM
Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra a cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 10 anos e ao fim de seu treinamento onde aprende a controlar seu Ki (sua energia espiritual), recebe uma " tatuagem " em forma de dragão alado em seu peito. Após esse tempo quando a cidade voltou a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança.

Ele é capaz de concentrar a energia natural de seu corpo em sua mão, manifestando-se como um brilho sobrenatural em torno de seu punho fechado. Punho de Ferro é um dos maiores lutadores do Universo Marvel capaz de enfrentar qualquer artista marcial ou não.
Este "Punho de Ferro" pode atacar com dureza sobre-humana e impacto, enquanto sua mão se torna insensível à dor e lesão. No entanto, a façanha de convocar a potência necessária deixa Rand fisicamente e mentalmente esgotado, incapaz de repetir o ato por um tempo, até mesmo um dia inteiro em determinadas situações.
Ele também pode concentrar a energia Ki internamente para se curar, ou externamente para curar os lesões de outros, bem como telepaticamente fundir sua consciência com a mente de outra pessoa.
Rand é um mestre em todas as artes marciais de K'un Lun, bem como vários estilos de luta da Terra.

O verdadeiro nome da técnica que Danny utiliza é o Punho do Dragão: um golpe onde Danny canaliza seu chi em seu punho e aumenta a força do mesmo nas proporções desejadas a seu alcance, visto que este já levou seu poder a níveis extremos. Personagens como Luke Cage e até mesmo Colossus, demonstraram não serem nada páreo perante tal poder, mesmo sendo derrotados pelo golpe quando o Punho de Ferro ainda estava em sua fase clássica, bem longe de seu auge. A início, Danny só conseguia usar o poder em seu punho direito, mas com o tempo e após estudos, aprendeu a usar em seus dois punhos.

Decidido a buscar seu destino segundo seus próprios termos, ele permaneceu na Terra e assumiu o controle da fortuna da família.
Como um natural subproduto da sua criação e esclarecimento filosófico, Daniel buscou aqueles que não podiam cuidar de si mesmos.
Punho de Ferro invade a propriedade de Tony Stark, mas é interceptado pelo Homem de Ferro, que o toma por criminoso. Os dois se enfrentam até que o mal entendido é resolvido.
Operando em Nova York, ele acabou conhecendo e se tornando sócio de Colleen Wing. Punho é ameaçado por um estranho que se veste com trajes de Kun-Lun, a cidade oriental onde nosso herói foi treinado. Depois, Rand parte para Calgary, afim de ajudar a amiga Colleen Wing a proteger um figurão. Mas a dupla falha e os três são capturandos pelo caçador de recompensas Dentes de Sabre, Rand, que estava a paisana disfarçado como um advogado coloca as suas vestes e derrota o vilão.
Ao retornar a Nova Iorque, Daniel vai vistar sua namora Misty Knightque divide o apartamento com Jean Grey (Na veradade era a Fênix, mas isso é outra história), no mesmo momento em que os X-Mentambém vão visitá-las. Os X-men acreditam que Rand é um invasor e assim um simples mal entendido coloca o Punho de Ferro em uma luta contra os Fabulosos X-Men. Rand mostrou uma grande técnica e bravura enfrentando toda a equipe mutante até tudo ser explicado.

Rand se torna sócio de Colleen Wing, Misty Knight e Luke Cage formando a empresa Heróis de Aluguel, vendo esse empreendimento como a melhor maneira de empregar seus poderes e dons para ajudar os necessitados. Ao longo dos anos, Rand e Cage foram muitos solicitados como guarda-costas especializados e investigadores particulares, com Daniel frequentemente abrindo mão de trabalhos particulares para ajudar os necessitados. Ao longo dos honorários dos serviços contratados.

A queda de sua parceria começou quando, durante sua missão, Punho de Ferro foi envenenado com radiação. Cage levou a K’un-Lun para o tratamento. Enquanto estava lá, Punho de Ferro foi, sem que Luke soubesse, substituído por um sósia da raça extradimensional H’ylthri, antigos inimigos de K’un-Lun.

Logo após o seu regresso ao mundo exterior, o sósia foi destruído bombardeado pelos alienígenas Super-Skrull, como resultado de um bizarro esquema de engenharia do seu arqui-nimigo Mestre Khan. Cage foi responsabilizado pelo aparente assassinato de Punho de Ferro. Até que depois Punho retorna e explica todo o mau entendido para ele.
Muitos dos oponentes do Punho de Ferro eram indivíduos que desejavam privá-lo de seu titulo e clamar o poder para si. Praticamente todos aprenderam, no entanto, que tentar algo assim é uma completa insanidade: o Punho de Ferro é uma arma viva. Tendo alcançado a iluminação em sua batalha com Shou-Lao

Assediado pela empresa chinesa Wai-Go para fechar um negócio bilionário, Rand recusa surpreendentemente quase matando Jeryn Hogarth (seu amigo e verdadeiro administrador de seus negócios) do coração. Mas a desconfiança acaba tendo fundamento e, quando vai investigar a sede da Wai-Go trajado de Punho de Ferro, acaba descobrindo que é uma fachada da Hidra. O confronto é injusto e Danny chega perto da morte mas é salvo pelo seu velho amigo Luke Cage, que o leva até a Enfermeira Noturna. Ainda muito debilitado, recebe a notícia de uma nova formação dos Heróis de Aluguel sob liderança de sua namorada Misty Knight, o que o frustra tanto quanto a Luke.
Danny recebe outra péssima notícia: a Wai-Go estava comprando ações suficientes para se tornar dona das Corporações Rand. Para piorar as coisas, Rand descobre que existe um outro Punho de Ferro nas ruas. Surpreendentemente, quando chega em seu escritório, Danny dá de cara com Orson Randall, percebendo que aquele é o homem que compartilha seu poder, Rand ataca até perceber que Orson está ali procurando-o como amigo. Mais do que isso. Como o homem que ensinou seu pai, Wendell, a lutar.Em uma nova batalha de Davos e um poderoso exército, Orson Randall é espancado quase até a morte. Randall, antes de morrer, entrega a Rand o poder íntegro do Punho de Ferro, algo que Danny nunca deteve em todos esses anos. Para isso, o peito de Orson explode, para que seu coração, como o do dragão, seja tocado e o poder transmitido aos punhos de seu herdeiro. Randall morre nos braços de Rand, feliz em parar de fugir desde que matou a arma imortal de K’un-Zi.

Danny Rand utiliza o uniforme de Demolidor confundindo a mídia criando um álibi para Matt Murdock, o verdadeiro Demolidor.
Danny participou da Guerra Civil do lado do Capitão América e Luke Cage contra a Lei de Registro até ser capturado pela S.H.I.E.L.D e ser colocado na prisão de Segurança Máxima da Zona Negativa. Ao ser capturado, entregou uma moeda de prata a Stark, e mandou que ele juntasse outras 29.
Porém foi solto por Hulkling a tempo de participar da luta final em Manhattan onde Capitão América se entregou ao governo norte-americano.

Durante a era Heroica, Rand e Knight acreditavam esperar um filho, o casal fazia planos para o futuro mas quando fizeram o ultrassonografia foi revelado que não havia nenhum bebê, o seu chi gerou um “falso positivo”. Isso abalou um pouco emocionalmente o casal. Com a sede da equipe na mansão, Rand decide mudar para um apartamento mais próximo, Rand e Knight se mudam do apartamento que moravam junto, cada um indo morar numa casa diferente sem saber o que isso representará para eles. Danny luita ao lado da Mulher-Aranha (Jessica Drew) contra oCapuz, depois da luta Danny e a heroína acabam tendo uma caso. O punho de ferro segura o Olho de Agamotto do Dr. Estranho e com isso ganha sua atual uniforme branco.

Embora já protagonize atualmente uma série em quadrinhos ao lado de Luke Cage , o Punho de Ferro vai ganhar mais uma HQ em 2017. Ed Brissone Mike Perkins serão, respectivamente, o roteirista e o desenhista da nova Iron Fist. A série começa a sair em março nos EUA e seguirá de onde parou a série solo anterior, Iron Fist: The Living Weapon, com o encontro de Danny Rand com uma civilização misteriosa que, de alguma forma, sabe tudo da linhagem dos Punhos de Ferro. Esse povo se torna importante para o herói, que agora tem sua habilidade de combate prejudicada depois da destruição da cidade de K'un-Lun.

CINEMA
A Marvel tinha um projeto para um filme solo do personagem em 2005, que seria estrelado por Ray Park e dirigido por Steve Carr. O filme nunca saiu do papel, mas o personagem voltou a ter um destaque considerável nos quadrinhos e em algumas animações.